sábado, 20 de agosto de 2016

Perguntas

1- Na primeira metade do século XIX o filósofo alemão  Friederich Hegel escreveu '' a África não faz parte da história  mundial, não tem nenhum movimento ou desenvolvimento.
A) Comente essa afirmação: 

R: A africa não faz parte da Historia mundial,onde ela não tem movimento ou desenvolvimento para mostrar,e o que porventura tenha acontecido nela,melhor dizendo ao norte dela,onde pertence ao mundo asiático ou europeu,onde a africa é algo fechado sem historia,que onde esta envolvido no espirito natural,e que teve que ser apresentado aqui no lomear da historia universal.


B) Opinem: A África está ausente da história mundial na atividade.

R: Não está não, principalmente por que alguns países africanos são importantes exportadores de petróleo e outros minérios para o mundo ocidental e para outras potências que necessitam de insumos para abastecer sua indústria, no caso, principalmente a China, que tem mantido relações comerciais cada vez mais estreitas com países africanos que os próprios países mais poderosos do ocidente, no caso os Estados Unidos e os da Europa Ocidental .

C) Interessar pela história da africa significa,também,interessase pela historia do brasil.´´Discuta com seu grupo essa afirmaçao e escreva um texto comentando,os aspectos da relaçao historica afro-brasileira.

R: O Brasil que sofreram algum grau de influência da cultura africana desde os tempos do Brasil colônia até a atualidade. A cultura da África chegou ao Brasil, em sua maior parte, trazida pelos escravos negros na época do tráfico transatlântico de escravos. No Brasil a cultura africana sofreu também a influência das culturas europeia (principalmente portuguesa) e indígena, de forma que características de origem africana na cultura brasileira encontram-se em geral mescladas a outras referências culturais. Traços fortes da cultura africana podem ser encontrados hoje em variados aspectos da cultura brasileira, como a música popular, a religião, a culinária, o folclore e as festividades populares. Os estados do Maranhão, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul foram os mais influenciados pela cultura de origem africana, tanto pela quantidade de escravos recebidos durante a época do tráfico como pela migração interna dos escravos após o fim do ciclo da cana-de-açúcar na região Nordeste. Ainda que tradicionalmente desvalorizados na época colonial e no século XIX, os aspectos da cultura brasileira de origem africana passaram por um processo de revalorização a partir do século XX que continua até os dias de hoje.De maneira geral, tanto na época colonial como durante o século XIX a matriz cultural de origem europeia foi a mais valorizada no Brasil, enquanto que as manifestações culturais afro-brasileiras foram muitas vezes desprezadas, desestimuladas e até proibidas. Assim, as religiões afro-brasileiras e a arte marcial da capoeira foram frequentemente perseguidas pelas autoridades. Por outro lado, algumas manifestações de origem folclórico, como as congadas, assim como expressões musicais como o lundu, foram toleradas e até estimuladas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário