terça-feira, 27 de junho de 2017

                                                                                                                                                                                                           Presidentes da República em ( 1945 a 1985)                                                  


   Eurico Gaspar Dutra: FOI UM MILITAR BRASILEIRO O DÉCIMO SEXTO PRESIDENTE DO BRASIL GOVERNOU DE 1946 A 1951 E  FOI O ÚNICO PRESIDENTE DO BRASIL ORIUNDO DO MATO GROSSO. DUTRA ASSUMIU O GOVERNO  EM 31 DE JANEIRO DE 1946, JUNTAMENTE COM OS TRABALHOS DA ASSEMBLEIA CONSTITUINTE, EM CLIMA DA MAIS AMPLA LIBERDADE. SUAS PRINCIPAIS REALIZAÇÕES ADMINISTRATIVAS   FORAM NAS ÁREAS DA SAÚDE, ALIMENTAÇÃO, TRANSPORTE E  ENERGIA.

       






                                                                                                                                                                                                               
   Getúlio Dornelles Vargas: FOI  UM ADVOGADO E POLITICO BRASILEIRO LÍDER CIVIL DA REVOLUÇÃO DE 1930 QUE PÔS FIM A REPUBLICA VELHA, DEPONDO SEU DÉCIMO TERCEIRO E ULTIMO PRESIDENTE, WASHINGTON LUÍS, E, IMPEDINDO A POSSE DO PRESIDENTE ELEITO EM PRIMEIRO DE MARÇO DE 1930, JÚLIO PRESTES FOI O PRESIDENTE DO BRASIL EM DOIS PERÍODOS. O PRIMEIRO PERÍODO FOI DE 15 ANOS ININTERRUPTOS, DE 1930 ATÉ 1945, E DIVIDINDO-SE EM TRÊS FASES: DE 1930 A 1934, COMO CHEFE DO ''GOVERNO PROVISÓRIO'',DE 1934 ATÉ 1937 COMO PRESIDENTE DA REPUBLICA DO GOVERNO CONSTITUCIONAL, TENDO SIDO ELEITO PRESIDENTE DA REPUBLICA PELA ASSEMBLEIA NACIONAL CONSTITUINTE DE 1934, E, DE 1937  A 1945 COMO PRESIDENTE DITADOR, DURANTE O ESTADO NOVO,IMPLANTANDO APÓS UM GOLPE DE  ESTADO. NO SEGUNDO PERÍODO, EM QUE FOI ELEITO POR VOTO DIRETO, GETÚLIO GOVERNOU O BRASIL COMO PRESIDENTE DA REPUBLICA, POR TRÊS ANOS E MEIO: DE 31 DE JANEIRO DE 1951 ATÉ 24 DE AGOSTO DE 1954, QUANDO SE SUICIDOU. GETÚLIO ERA CHAMADO PELO SEUS SIMPATIZANTES DE ''PAI DOS POBRE''.




 João Fernandes Campos Café Filho: 
     
      Foi um advogado e político brasileiro, sendo presidente do Brasil entre 24 de agosto de 1954 e 8 de novembro de 1955, quando foi deposto.


🇴 Período de governo : 31 de janeiro de 1951 - 24 de agosto 1954

🇴 Principais acontecimentos: Seu governo foi marcado por uma grande instabilidade. O grande problema econômico da época (a inflação e o déficit da balança comercial) foram combatidos através da limitação do crédito, a redução das despesas públicas, a criação de uma taxa única de energia elétrica e a retenção automática do imposto de renda sobre os salários.


  


  Carlos Coimbra da Luz :

    foi um advogado, professor, jornalista e político brasileiropresidente interino da República.

🇴 Período de governo : 8 de novembro de 1955 - 11 de novembro de 1955

🇴 Principais acontecimentos:  Foi eleito Deputado Federal e convidado a assumir o Cargo de Presidência da Caixa Econômica Federal do Rio de Janeiro, onde permaneceu até 1946, não assumindo assim o cargo pelo qual foi eleito. Em seguida foi nomeado para assumir o Ministério da Justiça e Negócios Interiores, em 1946, no governo Café Filho. Por motivos políticos, foi logo substituído do cargo, e dessa maneira reassumiu como Deputado Federal, sendo reeleito por mais duas vezes, chegando até a Presidência da Câmara.

 


  Juscelino Kubitschek de Oliveira

     foi um médico, oficial da Polícia e político brasileiro que ocupou a Presidência da República entre 1956 e 1961.


🇴 Período de governo :  31 de Janeiro de 1956 - 31 de Janeiro 1961

🇴 Principais acontecimentos:    Criação de Brasília e mudança do sistema ferroviário para o rodoviário, a fim de trazer indústrias automobilísticas para o país.




 Jânio da Silva Quadros

    foi um político e o vigésimo segundo presidente do Brasil, entre 31 de janeiro de 1961 e 25 de agosto de 1961, data em que renunciou.

🇴 Período de governo :  31 de janeiro de 1961 - agosto de 1961

🇴 Principais acontecimentos:  Durante este breve período, tomou medidas polêmicas de pouca importância, sofreu duras críticas e não conseguiu estabelecer uma relação harmônica com o Congresso Nacional.




  João Belchior Marques Goulart

  Conhecido popularmente como "Jango", foi um advogado e político brasileiro24° presidente do país, de 1961 a 1964.        Antes disso, também foi vice-presidente, de 1956 a 1961, tendo sido eleito com mais votos que o próprio presidente, Juscelino Kubitschek.



🇴 Período de governo :  8 de setembro de 1961- 2 de abril de 1964

🇴 Principais acontecimentos:   Foi marcado por conspirações militares, desajuste econômico com altíssima inflação, tentativa de aplicação de reformas de base, aproximação com as esquerdas que almejavam a via revolucionária.






   Humberto de Alencar Castelo Branco

  foi um militar e político brasileiro. Foi o 26º Presidente do Brasil, o primeiro do período da Ditadura Militar, tendo sido um dos articuladores do Golpe militar de 1964


🇴 Período de governo : 15 de abril de 1954 - 15 de março de 1967

🇴 Principais acontecimentos:  A gestão do Marechal Castelo Branco caracterizou-se pela obrigatoriedade de se cumprir leis impostas pelos Atos Institucionais, as quais pretendiam fortalecer, gradualmente, o novo sistema político que governaria a nação.





  Emílio Garrastazu Médici


    foi um militar e político brasileiro. Foi o 28º Presidente do Brasil.



🇴 Período de governo : 30 de outubro de 1969 - 15 de março de 1974


🇴 Principais acontecimentos:  Combate com repressão aos movimentos populares de esquerda, que protestavam contra a ditadura militar no Brasil. Os movimentos estudantil e sindical foram os principais alvos da repressão do governo Médici.





   Ernesto Beckmann Geisel


    Foi um político e militar brasileiro, tendo sido 29º Presidente do Brasil.



🇴 Período de governo :  15 de março de 1974 - 15 de março de 1979

                      
🇴 Principais acontecimentos:  O Governo de Ernesto Geisel foi marcado pela necessidade de se administrar o avanço das oposições legais frente os sinais de crise da ditadura. 



 



    João Baptista de Oliveira Figueiredo


    Foi o 30º Presidente do Brasil, de 1979 a 1985, e o último presidente do período do regime militar.


🇴 Período de governo :  15 de março de 1979 - 15 de março de 1985   


🇴 Principais acontecimentosNo plano político concedeu anistia ampla geral e irrestrita aos políticos cassados com base em atos institucionais, permitindo o retorno ao Brasil dos exilados pelo Regime Militar. Logo após extinguiu o bipartidarismo e engendrou uma reforma eleitoral para assegurar à situação maioria nas eleições de 1982 onde se defrontariam os governistas do PDS e quatro legendas de oposição.



Tancredo de Almeida Neves

   foi um advogadoempresário e político brasileiro, tendo sido o 33º primeiro-ministro do Brasil (o primeiro do período republicano) e presidente da república eleito, porém jamais empossado.

🇴 Período de governo :  Morreu antes de tomar posse

🇴 Principais acontecimentos:  ------




   José Sarney de Araújo Costa

   Foi o 31º Presidente do Brasil (1985-1990) e o 20º Vice-presidente do Brasil (1985).

🇴 Período de governo : 15 de março de 1985 15 de março de 1990

🇴 Principais acontecimentos:   Criação de uma nova moeda – Cruzado – em substituição ao Cruzeiro que estava muito desvalorizado;
- Congelamento do preço das mercadorias;
- Congelamento de salários, adotando o “gatilho salarial” (reajuste de salários quando a inflação atingisse valor igual ou maior que 20%);
- Fim da correção monetária.





Alunos: Benner / Marcella / Najylla

referências: https://pt.wikipedia.org.com
                   http://www.infoescola.com





Nenhum comentário:

Postar um comentário